Gastronomia de Lisboa

Para um país tão pequeno, Portugal conta com uma grande variedade de delícias gastronómicas. Regiões como o Alentejo, o Norte, o Sul e o Centro são marcadamente diferentes nos seus pratos típicos, e não só!

Tendo sido uma nação desde sempre ligada ao mar, não será de estranhar a existência de inúmeros pratos de peixe e de todos os tipos de marisco. Em Lisboa - ponto de encontro de culturas, sabores e especiarias - encontrará um pouco de tudo, desde cozinha internacional, a pratos regionais e cozinhas dignas de verdadeiros prémios. Mas o encanto de Lisboa vive nas suas tradições. A sardinha grelhada é a rainha, especialmente durante o Verão e as celebrações dos Santos Populares... É impossível não a cheirar nos bairros de Alfama, Bairro Alto e em muitas outros localidades, em Junho, quando os Santos Populares invadem as ruas da cidade com as suas bandeiras e balões coloridos.

Os restaurantes e "tascas" oferecem uma grande variedade de snacks e aperitivos, como caracóis ou favas cozidas.
Também famosos pelos seus vinhos, os portugueses costumam eleger esta bebida para acompanhar as suas refeições. Apesar das águas portuguesas serem ricas em peixe, o bacalhau, frequentemente importado, é considerado o prato nacional. Por altura do Natal, enquanto noutros países se come perú, em Portugal come-se bacalhau cozido, temperado com azeite e acompanhado com batatas, couves e grão cozido.

Os Lisboetas são também grandes consumidores de café servido em pequenas chávenas - a vulgarmente denominada bica - que está disponível durante todo o dia em todo o tipo de cafés.

E agora sabia bem um docinho?... Certifique-se que não perde a oportunidade de provar os mundialmente famosos Pastéis de Belém, cuja fábrica se encontra na magnífica área de Belém. Agarre numa caixa de meia dúzia de pastéis, guarnecida com canela e açúcar em pó, e proporcione-se um momento doce enquanto passeia entre os deslumbrantes monumentos que esta área concentra

autos en

Faixa publicitária
Please update your Flash Player to view content.